STILL LIFE I / NATUREZAS MORTAS SÉRIE #I
EXHIBITON GAIVOTAS GALLERY , JULY 2011

Esta primeira série de Naturezas Mortas está pronta desde 2007. Como, de resto, outros trabalhos meus que nunca cheguei a mostrar

Finalmente convertida à fotografia digital,  recordo, neste conjunto a que chamei série I, o entusiasmo com que fiz investigação sobre os bodegóns espanhóis e a pintura holandesa do séc. XVII, os muitos livros que comprei, consultei e me foram oferecidos e que alimentaram esta paixão, a cumplicidade dum amigo veterinário, a descoberta de trabalhos e reproduções das primeiras pinturas de naturezas-mortas, o enquadramento histórico desta corrente de pintura, o espírito objectivo e alegre que me levou a deambular pela feira-da-ladra e por outras feiras de velharias procurando objectos que se enquadrassem nos meus quadros fotográficos em esboço num caderno de notas e, por fim, recordo como criei composições que ilustrassem as minhas ideias. Muita intensidade emocional a um só tempo.

Esta série I de fotografia a cor, será certamente o meu corte tardio com o – quase – exclusivo preto/branco fotográfico e naturalmente com a película.

Muitas desenhadas composições, e objectos, continuarão encapsulados para uma série II.

Entretanto, nos últimos anos, a pintura de Naturezas Mortas, e os seus mais representativos originais, tem sido reunida e mostrada em Lisboa através de tão belas e grandiosas exposições que torna este exercício fotográfico uma insignificante graça, que por vezes encontra o seu espaço nas artes plásticas.

Lisboa, 26.06.2011.

ana gaiaz

Naturezas Mortas

OUTRAS SERIES